quarta-feira, 16 de maio de 2012

Conheça o PROJAC – Projeto Jacarepaguá, da Rede Globo


Por Fabio Procópio - Viva Real

A TV é uma fábrica se sonhos, e se essa fábrica existe, com certeza ela está localizada na Estrada dos Bandeirantes, em Curicica, no Rio de Janeiro – ou melhor dizendo, no Projac (Projeto Jacarepaguá).



Projac - Central Globo de Produções

O Projac, como é conhecido o centro de produção da Rede Globo, foi inaugurado em 1995 e é considerado um dos maiores centros televisivos da América Latina. Com quase 4 milhões de metros quadrados, o espaço reúne 10 estúdios, fábricas de cenários, cidades cenográficas, prédios administrativos, lanchonetes, bancos, restaurantes e a casa do Big Brother Brasil.



Estúdios

São dez estúdios de gravação, que ganharam letras de A a J. Seis deles têm mil metros quadrados cada um, e os outros quatro, 560 metros quadrados. Nos estúdios maiores são gravadas todas as novelas e os programas de auditório. À esquerda do complexo, estão os dois estúdios que são palco do Domingão do Faustão (Estúdio F), do Caldeirão do Huck e de programas afins. Ao lado deles, ficam os quatro estúdios das novelas. Mais à direita, encontram-se os estúdios menores, usados para seriados como Casseta & Planeta, Toma Lá, Dá Cá . Os módulos laterais são os camarins.



Estúdio Programa "Mais Você"

As cidades cenográficas ocupam uma área de 160 mil metros quadrados. Um amplo galpão abriga a fábrica de cenários. Lá confeccionam-se fachadas e interiores, desmontáveis, que estarão em cena. Há uma sala dedicada à pintura de painéis e objetos. O Palácio da Cenografia é vizinho da fábrica. Ali ficam os cenógrafos, cercados de desenhos e imagens de suas criações. Bem em frente, acha-se o restaurante maior. A praça de alimentação tem três lanchonetes e um restaurante. É comum ver famosos ali nos intervalos das gravações. A casa do Big Brother Brasil fica em um canto do terreno, isolada. A entrada no local é muito rígida, e apenas pessoas autorizadas podem entrar. Muitos fãs e curiosos costumam ir até a Portaria 3, por onde entram os artistas, para pedir autógrafos e tirar fotos. Pela Portaria 4, de Recursos Artísticos, normalmente entram os candidatos a fazer testes para a emissora.

Com informações da Wikipedia.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário