quinta-feira, 3 de maio de 2012

Consórcio imobiliário é opção para alcançar o sonho da casa própria


Por Douglas Camargo - Viva Real


O consórcio imobiliário é uma alternativa econômica e acessível para quem deseja construir, comprar a casa própria nova ou usada ou até mesmo reformar o próprio imóvel. É um jeito de guardar dinheiro e atingir uma dessas metas. Trata-se de um autofinanciamento que reúne um grupo de pessoas com o desejo comum de adquirir um bem, já que possibilita ao participante se beneficiar da compra pelo preço à vista, pagando a prazo, e sem juros.

Como funciona?

Ao optar por um consórcio imobiliário, o participante deverá escolher um valor base como referência do imóvel que deseja e assinar um contrato de adesão, que estabelece as regras do negócio, como, por exemplo, taxa de administração, prazo de contratação, valor da prestação, reajuste das prestações e do saldo devedor, condições de contemplação, direitos e obrigações do consorciado e da administradora. 
 
A partir daí, o consorciado começa a participar de sorteios, que periodicamente irão contemplar as pessoas que pagam mensalmente as quantias estipuladas em referência ao montante total do imóvel escolhido. Outra opção é dar um lance maior para poder receber o crédito total em um tempo menor, mas esse valor sempre será abatido do final do consórcio.

Para quem está cansado do aluguel, o consórcio imobiliário pode ser uma alternativa porque as parcelas mensais continuam, mas o investimento será para benefício de um bem próprio.

E você, já participou de um consórcio imobiliário? Como foi?
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário