segunda-feira, 15 de maio de 2017

DIFERENTES MANEIRAS DE REAPROVEITAR MÓVEIS EM MADEIRA E RETALHOS


Módulos, cubos e retalhos de madeira podem ganhar novos usos. Basta mudar sua maneira de olhar

Por Ana Holanda - MdeMulher

Conteúdo do site

Que tal dar uma espichada de olho e perceber o que, na sua casa, também poderia ser reutilizado desse jeito?
Foto: Beto Hacker

Você resolveu reformar a casa e agora tem uma porção de móveis de madeira que parecem não combinar mais com o novo ambiente? Antes de jogá-los fora, avalie se aquela peça pode ganhar novo uso. Foi isso que aconteceu com os módulos brancos de madeira da foto acima.


Inicialmente, eles foram comprados pelo morador do apartamento para fazer as vezes de criado mudo e móvel para apoiar a televisão. Depois de reformar a casa, contudo, ele sentiu necessidade de alterar também a decoração. Só que descartar peças de madeira nobre, que ainda estavam em bom estado, parecia um enorme desperdício. Dessa forma, o desafio foi pensar em diversas maneiras de reaproveitar o que já tinha. E essa foi a prioridade na hora de decorar: reciclar uma porção de elementos da configuração antiga. Por exemplo, a estante feita para a televisão, na sala, recebeu uma prancha de freijó e os já conhecidos módulos brancos.

"Além disso, usei como base para o conjunto, e para apoiar os aparelhos eletrônicos, um móvel baixo que estava em outro canto da sala", contou o arquiteto Décio Navarro. Assim, a estante ganhou nichos mais fechados, apoio para coleções, livros, porta-retratos e outros pequenos objetos. O conjunto ficou bem harmonioso.

Retalhos de madeira

Este painel foi feito com retalhos garimpados em uma marcenaria / Foto: Beto Hacker

Foi usando pedaços de madeira, descartados em uma marcenaria, que o arquiteto Décio Navarro criou esse painel (foto), colocado atrás de uma cama de casal. "Pedi ao marceneiro que juntasse todos os restos de madeira que vão se acumulando. A única recomendação que dei foi que não usasse peças muito claras ou muito escuras. E ele as colou aos pedaços, de maneira aleatória", conta. O resultado foi um painel com quase 3 metros de comprimento por 1 metro de altura, que mudou totalmente o quarto, sem reforma ou grandes gastos - de dinheiro e de recursos da natureza. É possível repetir esse mesmo efeito utilizando sobras de madeira do piso laminado, de móveis que estão em desuso e outras peças de marcenaria, como portas, armários ou estantes. O objetivo é conseguir o melhor resultado possível, aproveitando a maior quantidade de material, ou melhor, de sobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário