domingo, 14 de maio de 2017

MARKETING ONLINE: NÃO BASTA SÓ DIVULGAR O PRODUTO, É FUNDAMENTALORIENTAR E AUXILIA-LO



Redimob


                                                                                                              
Não há dúvidas sobre os resultados que as campanhas via internet proporcionam, tanto em questão de divulgação, como de relacionamento e consolidação da marca. Mas o desafio é conhecer este universo onde muitos estão presentes, mas poucos utilizam estrategicamente a seu favor. Conversamos com Brian Requarth, CEO do portal imobiliário VivaReal, que possui dez anos de experiência em marketing na internet e nos fala sobre a relação entre o marketing online e o mercado imobiliário.

Qual a postura do corretor de imóveis em relação ao marketing online atualmente?


Há oportunidades de bons resultados para corretores que utilizam ferramentas de marketing online em suas estratégias de venda. Dos 200 mil corretores que atuam no Brasil, a maioria ainda não utiliza ferramentas digitais para divulgar os imóveis e alavancar potenciais compradores. Porém, esse comportamento está mudando, pois o retorno das ações online é comprovadamente maior em diversos setores.

Penso que a postura do corretor de imóveis é parecida com a de muitas empresas. Muitos percebem a necessidade de estar nos meios digitais, porém ainda falta conhecimento no mercado em como utilizar as ferramentas de marketing online.

Entretanto, nos últimos três anos observamos que o corretor passou a entender melhor o potencial dos meios digitais e passou a utilizar ferramentas como anúncios em classificados online, redes sociais e e-mail marketing para promover e divulgar seus imóveis.

Muitos corretores de imóveis ainda adotam a estratégia de utilizar as ferramentas digitais apenas para divulgar produtos. De que forma o cliente encara este posicionamento em um perfil de empresa ou profissional?

Quando se adota uma estratégia para a web, o corretor tem que ter consciência que o público espera estabelecer um relacionamento, afinal este é um meio que preza pela interatividade entre o anunciante e o comprador.

Anunciar imóveis na Internet vai além de divulgar o produto em si, mas também auxiliar os potenciais compradores com informações de como adquirir um financiamento junto a um banco, dicas para escolher um imóvel e tantas outras opções que agregam no processo de venda.

O marketing online se destaca como uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o público alvo. Como integrar ações on e offline para potencializar o relacionamento e gerar venda?

Há algum tempo o meio digital tem sido promovido como o ponto central de contato das estratégias de comunicação praticado pelas grandes empresas do mercado. Porém, as expectativas e comportamento do consumidor são os fatores que definem quais ferramentas, online ou offline, deverão ser adotadas para gerar vendas.

Para integrar esses dois ambientes de mídia é preciso avaliar onde está seu público alvo e como ele consome informação. Os canais digitais estão disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana, portanto, servem de base para consulta de informações. Em outra perspectiva, meios digitais podem ser a extensão de ações baseadas em meios impressos, TV ou rádio, pois permitem que a mensagem se perpetue e oferecem um meio interativo onde o consumidor não só expressa suas dúvidas, mas tem resposta sobre elas.

Outro fato importante a se considerar é o custo de investimento comparando um meio aos outros. O meio digital tende a ter um maior retorno sobre investimentos. Não que a internet seja ‘barata’, mas pela sua capacidade de segmentação e menor dispersão, a mensagem tende ser mais assertiva e, por consequência, mais eficiente.

Como o corretor de imóveis pode ousar no marketing online sem parecer invasivo?

O corretor deve, antes de tentar vender um imóvel, ajudar o consumidor a comprar melhor. Pensar dessa forma faz com que as ações de comunicação feitas por ele tornem-se menos invasivas e mais relevantes.

Portanto, respeitar o desejo ou interesse, a privacidade e, principalmente, definir suas ações a partir das dúvidas e incertezas dos seus clientes são dicas que podem guiar o bom corretor a fazer um trabalho produtivo e bem avaliado.

Quais foram os avanços e o que ainda precisa evoluir em relação às estratégias de marketing online para o mercado imobiliário?

Os profissionais do mercado imobiliário já estão confiantes em relação a eficácia das ações de marketing online, passamos da fase de comprovar se é importante ou não investir em ações digitais. Hoje, investir em internet é obrigação.

O mercado imobiliário brasileiro já possui muitas empresas e corretores adeptos a ações online e até mesmo usuários de tecnologias consideradas inovadoras como realidade aumentada, QR-Code, filmes 3d, geolocalização, ações mobile, entre outros. Contudo, para essa adesão ser maciça, ainda precisamos ultrapassar certas barreiras como velocidade de conexão, penetração da internet, aumento do poder de compra e aprendizado das plataformas online pelos profissionais do mercado imobiliário. Será uma questão de tempo. Em mercados mais avançados socialmente e tecnologicamente a escolha pelo marketing online é natural unânime.

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