quarta-feira, 16 de maio de 2012

Top 10: as casas mais devassadas do mundo

por Redação Casa Vogue
Sem medo dos vizinhos, contato com a natureza ou pura beleza – seja qual for o motivo, algumas casas de vidro são tão devassadas que revelam a rotina de seus moradores. Liberte seu voyeurismo e espie abaixo algumas das residências mais transparentes — e dos donos mais exibicionistas — de todo o mundo.





1. Casa Farnsworth, Estados Unidos, 1945
Mies van der Rohe se apoiou na simplicidade das linhas e na transparência contínua para fazer a casa Farnsworth, o retiro de fim de semana de Edith Farnsworth, em Illinois. O arquiteto alemão desenhou um volume de vidro que flutua sobre a paisagem para abolir contrastes entre a construção e o entorno.



Leia no site da Vogue: Chanel aposta nos cabelos coloridos. Será que a moda pega?



2. Casa de vidro de Philip Johnson, Estados Unidos, 1949
A paisagem verde de Connecticut é o papel de parede perfeito para a casa de vidro projetada pelo norte-americano Philip Johnson. O arquiteto construiu sua próprio morada como uma homenagem ao projeto de Mies van der Rohe — a reverência é tamanha que até mesmo o mobiliário da casa leva a assinatura do mestre, como a icônica linha Barcelona (1929) que está no living.





3. Casa Jodlowa, Polônia, 2009
Não bastasse ter as duas faces envidraçadas em todo o comprimento, o escritório PCKO construiu uma torre de cinco andares, quase oculta pelas frondosas árvores, para oferecer aos moradores uma vista panorâmica das montanhas da Cracóvia.





4. Residência Sebastopol, Estados Unidos, 2009
A madeira de cedro reveste a fachada modular da residência de um casal na Califórnia. Como os proprietários são designers, o estúdio Turnbull Griffin Haesloop Architects montou um projeto simples e atento à natureza. As paredes são de drywall e o forro é montado com compensado, para que os detalhes privilegiem a integração com o vale.





5. Casa Lake Lugano, Itália, 2010
As formas arredondadas montam o pavilhão de vidro no terreno às margens do lago que batiza a cidade italiana. Além de deixar a área social exposta para o jardim, mas protegida pelo muro da casa, o design do JM Architecture dá atenção especial aos aspectos ambientais: há sistema de coleta de água da chuva; uso de energia geotérmica, que aproveita o calor que sobe pela terra; e isolamento com gás argônio, que otimiza a eficiência térmica no espaço.





6. Estufa de vidro, Suécia, 2011
As portas trancam, ao mesmo tempo, a casinha de concreto e o jardim do lado de dentro. Isso acontece porque uma família vive dentro de uma estufa na gelada Träslövsläge, uma vila rural que fica no sul da Suécia. A estrutura envidraçada não foi escolhida apenas pela sua bela forma, mas também por seu calor — o escritório Unit Arkitektur AB fez com que o espaço interno tivesse o mesmo clima ameno de Sevilha, na Espanha.





7. Casa Na, Japão, 2011
O cubo de vidro parece uma caixa de bonecas quando vista de uma pacata rua na capital de Tóquio. O projeto do Sou Fujimoto Architects propõe uma divertida divisão de espaços e andares ao desenhar pequenos nichos de convivência unidos por escadas de madeira.





8. Casa de vidro conceito, Itália, 2011
O arquiteto Carlo Santambrogio e o designer Enio Arosio – o duo por trás do Santambrogiomilano - usaram o vidro para erguer as paredes, os pisos, as escadas e até os móveis desta casa de campo — apenas o colchão e os utensílios domésticos são feitos de “materiais convencionais”.





9. Casa Rieteiland, Holanda, 2011
O arquiteto Hans van Heeswijk projetou sua casa para fazer com que todos os cômodos ficassem visíveis, inclusive do lado de fora, já que três lados da residência se debruçam nos canais de Amsterdam — apenas a fachada da casa é coberta por placas de alumínio.





10. Villa Roces, Bélgica, 2012
Em Bruges, a casa de 50 m de extensão é isolada por um muro alto nos fundos e uma piscina subterrânea na frente do terreno. A intenção do projeto de Govaert & Vanhoutte é atender à falta de luz e reforçar a presença da floresta como pano de fundo dos espaços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário