terça-feira, 17 de abril de 2012

Sou síndico, e agora?

Por fprocopio

Muitas pessoas vêem a tarefa com muita disposição e permanecem no cargo por muitos anos – outros fogem da responsabilidade e ainda contribuem para que o serviço do síndico seja cada dia mais difícil e com problemas. Morar em condomínio é saber conviver em grupo, com regras comuns e com espírito de coletividade. Veja aqui algumas das responsabilidades de um síndico, e as leis que determinam suas funções.

As responsabilidades e competências:

• O síndico é responsável pela elaboração do orçamento anual do condomínio;
• Representa o condomíno em situações externas ao mesmo;
• É de sua responsabilidade a cobrança de multas e de despesas;
• Convoca e preside a assembléia dos condôminos;
• Responsável por levar ao conhecimento dos moradores o regimento interno e as convenções do condomínio;
• Presta contas aos condôminos, etc.

Claro que simplificamos um pouco nos tópicos acima as funções de um síndico, porém, as atividades vão surgindo ao longo do dia e do mandato. Problemas com barulho, animais, iluminação e infra estrutura básica são algumas das responsabilidades que estão agregadas às competências citadas acima.

Um administrador, organizador e zelador do próprio patrimônio – esta pode ser uma boa definição para essas pessoas que vêem a oportunidade de ajudar na organização do contexto do imóvel onde vivem.

Prioridades

Durante o mandato, o síndico deve estar atento às prioridades e necessidades que o condomínio e seus moradores estão passando. É importante que, quando da candidatura ao cargo, a pessoa esteja ciente de todos as funções, responsabilidades, leis e normas que abrangem a categoria de síndico.

A atividade pode ser remunerada ou não, depende do regimento do próprio condomínio, assim como não existe a obrigatoriedade do síndico ser morador ou pessoa jurídica para poder administrar o mesmo.

Você já foi síndico de algum condomínio ou conhece algum caso interessante que já tenha acontecido nesses ambientes? Compartilhe com a gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário