quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dicas para escolher o armário embutido ou planejado


BBel



Shutterstock
Encomendar armários sob medida para os quartos e demais locais da casa, como área de serviço e cozinha, é uma boa solução para quem precisa aproveitar ao máximo o espaço de cada ambiente e para aqueles gostam de mobiliário personalizado.

Dimensionar e quantificar as divisões internas do armário embutido ou planejado é a tarefa principal no projeto do móvel. O primeiro passo para quem vai adquirir este tipo de armário é verificar a atenção que a empresa escolhida dá para esta etapa. Maristela Casartelli Ortolani, designer de interiores da Linea Mobili, loja de móveis planejados, explica que o usual é aplicar um questionário detalhado na tentativa de descobrir os tipos e quantidades de roupas e acessórios que o cliente tem em casa.

Independente do espaço onde será instalado, todo armário precisa seguir uma medida padrão de no mínimo 60 cm de profundidade, que é o tamanho necessário para acomodar cabides com ternos robustos, peças que costumam ser as mais largas do guarda-roupa. Maristela explica que quem optar por armários embutidos ou planejados com portas de correr vai precisar de mais espaço, pois estes modelos devem ter no mínimo 65 cm de profundidade para acomodar corretamente os trilhos da porta.


Shutterstock
O MDF é um dos materiais mais comuns na fabricação das estruturas dos armários planejados, no revestimento e divisórias internas dos embutidos. O compensado também é outra matéria-prima muito usada. Quando revestida com lâminas de madeira tem maior custo do que o MDF branco, por exemplo, que é um produto sintético feito a partir de fibra de madeira. O acabamento e revestimento dos armários também podem ser feitos em laca.

De acordo com a decoradora Izabel Souki, diretora do escritório Izabel Souki Engenharia e Projetos, de Belo Horizonte, Minas Gerais, como é uma tinta, a vantagem da laca é permitir que o armário seja finalizado com cores variadas. No entanto, como é menos resistente do que as lâminas e laminados de madeira, a recomendação da decoradora é usá-la em armários de menor utilização, como os da sala, por exemplo.

Para Izabel, os armários embutidos oferecem melhor resultado estético aos ambientes, já que as laterais não ficam visíveis. A alvenaria ainda é a opção mais barata e tradicional para a estrutura externa, chamada de nicho, mas também é possível fazer a caixa do armário embutido usando drywall ou painéis de madeira.

Drywall são placas produzidas industrialmente de gesso e revestidas de papel-cartão usadas para construir paredes. Como são finas, no mínimo sete centímetros de espessura, permitem projetar armários com mais espaço interno do que um com nicho de alvenaria com a mesma metragem. Izabel ressalta que os painéis de madeira são o tipo de material que demanda mais trabalho do projetista para alcançar o resultado esperado em um embutido. Também é a escolha com maior custo entre as três opções.


Shutterstock
Não há regras para determinar como deve ser a divisão interna e o modelo de porta dos armários embutidos e planejados. Maristela e Izabel ressaltam que tudo vai depender do perfil do guarda-roupa do cliente. No caso de armários para mulheres, é importante verificar se o cabideiro tem altura suficiente para acomodar vestidos longos.

Izabel indica que quando o cabideiro for longo, o ideal é que ele seja feito de alumínio, assim evita-se que com o passar do tempo a peça ceda ao peso dos cabides e fique curva, efeito conhecido como flambar ou criar barriga. No caso das portas, além de demandar cerca de cinco centímetros a mais de profundidade para a instalação dos trilhos, uma porta de correr costuma ser equivalente a duas de abrir, o que possibilita a instalação de espelhos maiores, por exemplo, quando a opção de acabamento for esta. Esteticamente, Maristela afirma que as portas de abrir propiciam maior sensação de unidade, já que as de correr ficam em trilhos diferentes, por isso apresentam desníveis de profundidade.

Na hora de determinar o tamanho das gavetas, pode-se optar por peças com alturas diferentes. "As rasas podem acomodar roupas íntimas e as mais profundas roupas fofas como moletons", comenta Maristela. Os consumidores também podem escolher por três tipos de corrediças.

As metálicas são as mais comuns e baratas do mercado, mas são o modelo que causa mais ruído e não permite a abertura completa da gaveta. As corrediças com amortecimento são as mais caras. Seu diferencial, segundo Maristela, é o conforto, já que evitam ruídos quando a gaveta é aberta ou fechada. O tipo intermediário são as corrediças telescópicas. Elas causam menos ruídos do que as metálicas e permitem que a gaveta seja aberta completamente.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário