segunda-feira, 7 de maio de 2012

Imóveis 'encalhados' têm desconto na internet


Folha.com
O sonho da casa própria envolve planejamento, economia e burocracia --além de muita pesquisa. Bater perna pela cidade até encontrar o imóvel que você procura costuma ser uma prática repetida à exaustão. Ou costumava. Depois do boom das compras coletivas, o modelo de descontos significativos oferecidos pela internet chega ao mercado imobiliário.

Autointitulada "a primeira ponta de estoque de imóveis do mundo", a brasileira Realton iniciou suas operações há dois meses, com foco em venda de imóveis prontos ou prestes a serem concluídos e, também, de unidades que voltaram para incorporadoras --em geral, por falta de pagamento.

"Por mais que tenham sucesso, empreendimentos costumam ter uma sobra de unidades de 10%, 15%. E uma unidade parada acarreta custos com publicidade, manutenção de ponto de venda, IPTU, condomínio e ainda corre o risco de depreciação. Criamos então um instrumento para auxiliar o incorporador e, também, o comprador, que consegue descontos", afirma Rogério Santos, presidente da Realton.

O valor das unidades em oferta --de empresas como Brookfield, Idea Zarvos, Odebrecht e Tecnisa-- varia de R$ 400 mil a R$ 4 milhões, de acordo com Santos.
Ilustração Elder Galvão




"Quem mais procura é quem quer fazer investimentos. O valor médio das unidades fica entre R$ 500 mil e R$ 600 mil", diz Santos. Em um apartamento de R$ 500 mil, por exemplo, o desconto médio é de 20%, ou R$ 100 mil.

O site www.realton.com.br disponibiliza atendimento por bate-papo, e-mail e telefone. Como nas compras coletivas, as promoções têm tempo determinado. Quem tem interesse clica na oferta e gera um cupom.

Para fechar a compra, no entanto, o processo é cara a cara: o interessado vai até o escritório da Realton, no Jardim Europa (zona oeste), e conversa com um "host", que atua como uma mistura de corretor e consultor.

Por ser um outlet com poucas unidades de cada empreendimento, a Realton costuma vender rapidamente. "Se há um imóvel com mais de um interessado, quem 'desempata' a disputa é aquele que consegue entregar a documentação mais rapidamente", diz Santos.

A meta da empresa é atingir, em um ano de operações, um valor comercializado entre R$ 300 milhões e R$ 500 milhões, segundo Santos, que não revela o investimento inicial nem o balanço dos negócios fechados até agora.

APÊ EM PROMOÇÃO

Depois de comprar um apartamento com desconto de R$ 150 mil, o empresário Luiz Turano decidiu criar um portal de promoções. O Promoimóveis (www.promoimoveis.com.br) oferece de 30 a 50 unidades a cada mês, em São Paulo, Rio e Brasília.

A faixa que tem mais saída é a que vai de R$ 250 mil a R$ 800 mil. A cada 16 cupons gerados, o site costuma fechar uma venda --o desconto mais alto foi de 30%, segundo Turano. "Criamos uma nova janela de procura de imóveis. Além do site, fazemos um trabalho ativo com as equipes para fomentar as vendas." 
 
 
 
 

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